top of page

Diretoria

8_edited.png

Renata Correa de Barros

Presidente

Formada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  em 2004. Possui Residência multiprofissional em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS) em 2007. Especialização em Saúde Pública pelo convênio ESP/RS e Escola Nacional de Saúde Pública, em 2009. Mestrado em Atenção Primária à Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2017. Sempre com atuação na Estratégia de Saúde da Família, tive uma prática dividida entre assistência e ensino. Nestes 16 anos de Atenção Primária, mantive o vínculo com Universidades e Programas de Residência, atuando como preceptora de programas de enfermagem, graduação de enfermagem, nutrição e medicina. Também tive atuação como docente, sendo professora convidada de alguns destes campos.

7_edited.png

Fátima Virgínia 

Enfermeira
Diretora de Relações Profissionais e do Trabalho - Ensino Superior

Enfermeira com Mestrado em Educação Profissional em Saúde - EPSJV/FIOCRUZ (2013);Especialização Linhas de Cuidado em Enfermagem: Atenção Psicossocial - UFSC (2014); Especialização em Serviços e Sistemas de Saúde - UNICAMP (2009),Especialização em Educação Profissional na área de saúde : Enfermagem- ENSP (2005), Especialização em Saúde Coletiva - UGF (2004), Especialização em Psicologia Médica e Psicossomática - UNESA (2003), Especialização em enfermagem em Promoção da Saúde - UFF (1999). Consultora em Intervenção Interpessoal Breve e Facilitadora do Curso de Aconselhamento Interpessoal em parceria com a Columbia University. NY/EUA/IPUB/UFRJ/LIPAPS/ FAPESP/SMS-Itaboraí; Terapeuta Comunitária e Focalizadora de Dança Circular Sagrada. Compõem a Diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade ABEFACO (gestão 2016 a 2020.), como diretora executiva e Membro da Câmara Técnica de Atenção Básica /COFEN. Atualmente trabalho como Articuladora no Projeto de Qualificação da RAPS / UERJ - Superintendência de Atenção Psicossocial e Populações em Situação de Vulnerabilidade/SES/RJ.

6_edited.png

Lucelia dos Santos Silva

Diretora de Ensino em Enfermagem de Família e Comunidade

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2010). Doutoranda em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ/2019), especialização em Enfermagem em Atenção Primária com Ênfase na Prática Clínica (Instituto Albert Sabin/SP/2019). Mestre em Ciências Cardiovasculares, pela Faculdade de Medicina da UFF (2018), Especialista em Gestão de Saúde Pública (UFF/2012). Atualmente atua na Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro, responsável pelos Programas de Residência em Enfermagem em Saúde da Família em parceria com UERJ e UFRJ e Coordena o Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro; Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em Atenção Primária à Saúde, Estratégia de saúde da Família, Inovação digital em saúde e Telessáude, Cuidados críticos e Emergência. Especialista em Cuidados Críticos (UFF/2015) e Cardiologia e Hemodinâmica (Instituto Albert Einstein-SP/2015). É membro do grupo de apoiadores designados pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) para a implementação da Elaboração de Protocolos de Enfermagem na Atenção Básica nos estados do Brasil.

3_edited.png

Rogério Bittencourt de Miranda

Vice-Presidente

Enfermeiro, graduado pela UERJ em 1995, Mestre em Saúde da Família pela UNESA 2011, Doutorando em Enfermagem pela UERJ, em andamento. Funcionário da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro desde agosto de 1999, tendo atuado desde o início com atenção primária e especificamente com Estratégia de Saúde da Família, em todos os anos de município. Foi enfermeiro de equipe, membro do Grupo de Apoio Técnico da estratégia, Gerente de Expansão da estratégia de saúde da família, diretor do Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau, Diretor da Divisão de Ações e Programas de Saúde de uma área da cidade, Assessor da Coordenação de Área e substituto imediato da Coordenadora, atualmente atuando como diretor do Centro Municipal de Saúde Ernesto Zeferino Tibau Jr. Foi professor de disciplinas em cursos de especialização de saúde da família e de saúde coletiva. Membro da Direção Colegiada da Rede de Educação Popular e Saúde.

4_edited.png

Isabella Koster

Diretora Científica

Enfermeira (UFF – 1995). Doutora em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz – 2019). Mestre em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz – 2008). Pesquisadora colaboradora no Núcleo de Estudos em Recursos Humanos em Saúde (NERHUS/ENSP/Fiocruz). Coordenadora do núcleo de disseminação científica do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Gestão e Atenção à Saúde (PMA) da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz (VPPCB/Fiocruz).

image_edited_edited_edited.png

Carolina Santana Krieger

Secretária Geral

Enfermeira (PUC RS-2002), Especialista em Saúde Coletiva e da Família (UNISUL-2007), Gestão da Clínica do Cuidado (HSL-2014),  Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital (SLMandic-2022) e MBA em Gestão em Saúde 4.0 pelo Business Behavior Institue of Chicago (2022). 

É trabalhadora do SUS e integra movimentos de valorização profissional e em defesa do sistema público e universal. Experiência na assistência, ensino, pesquisa, gestão e controle social. Atualmente na Gerência de Atenção Primária em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição- GAPS/GHC, em Porto Alegre/RS.

5_edited.png

Thays Conti de Souza Oliveira

Diretora Financeira

Enfermeira Especialista em Gestão em Saúde da Família; Gerente da Estratégia Saúde da Família

WhatsApp Image 2023-12-23 at 12_edited.p

Laís Pimenta R. dos Santos

Diretora de Educação Permanente

Enfermeira (UFRJ-2011) e Mestra Atenção Primária à Saúde (UFRJ-2017). Doutoranda em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e cursa Economia e Gestão em Saúde (FSP/USP). Atua na APS desde 2011, com experiência em  assistência, ensino, gestão e educação permanente em diferentes Unidades da Federação. Foi preceptora dos programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família ENSP/Fiocruz (2012-2013), Residência em Enfermagem de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (2015-2016), Residência Enfermagem em Saúde Coletiva da UFF (2020), do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde da EPSJV/Fiocruz (2012-2013) e enfermeira da Estratégia Saúde da Família em São Paulo (Hospital Israelita Albert Einstein, 2016-2018). De 2018 a 2020 morou em Dublin, Irlanda, para desenvolver a comunicação na língua inglesa, onde atuou como cuidadora de pessoas em situação de vulnerabilidade. Experiência como Coordenadora de APS na saúde suplementar implantando serviços de Atenção Primária para uma nova operadora de saúde (Leve Saúde-2021). Mais recentemente, foi facilitadora da Planificação da Atenção à Saúde do CONASS para Regiões de Saúde da Bahia e do Maranhão (2021-2023), realizando oficinas de qualificação para a Atenção Primária, de integração às Redes de Atenção à Saúde e apoiando a gestão pública. Atualmente desenvolve pesquisas em doutorado sanduíche Fiocruz/Copenhagen Trial Unit da Southern University of Denmark (Syddansk Universitet) estudando desigualdades e mortalidade cardiovascular.

1_edited.png

Isadora Siqueira de Souza

Diretora de Comunicação e Eventos

Mestre em Enfermagem PPGENF/UERJ, Especialista em Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ, Especialista em Gestão em Saúde da Família UERJ, Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior em Saúde - ENSP/FIOCRUZ. Atualmente Coordenadora Adjunta do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade SMSRio.

image_edited_edited_edited.png

Zilda Santos

Diretora de Relações Profissionais e do Trabalho - Ensino Técnico

Técnica de Enfermagem, atuou por anos na assistência na Atenção Primária à Saúde do Rio de Janeiro e foi criadora de um sistema de transferência de leite materno das doadoras do município do Rio de Janeiro para UTIs pediátricas, sendo reconhecida nacional e internacionalmente (COFEN e Nursing Now). É supervisora da Iniciativa Unidade Básica amiga da Amamentação (IUBAAM) no Rio de Janeiro e apoiou a certificação de diversas unidades de Atenção Primária à Saúde. É membro representante da ABEFACO no Comitê e presidente em exercício no Comitê de prevenção  contra Mortalidade Materna do Município do Rio de Janeiro e atua na Coordenadoria de Atenção Primária  1.0 do mesmo município como Assessora  Técnica  em amamentação  capacitando os profissionais  em aleitamento  materno e doação  de leite.

bottom of page