Bibliotecas
O Acervo de Recursos Educacionais em Saúde - ARES é o repositório digital da UNA-SUS onde são armazenados e ficam disponíveis para consulta os recursos educacionais utilizados pelas instituições que compõem a Rede, em suas ofertas de cursos. É um acervo público, com materiais em diversos formatos, alimentado de forma colaborativa e de acesso livre pela internet.
A revista é fruto de um programa nacional e permanente de jornalismo crítico e independente em saúde pública, iniciado em 1982, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp). Os objetivos do projeto original estavam nas iniciais do próprio nome: reunião, análise e difusão de informação sobre saúde, que inovava também por adotar um conceito ampliado de saúde, incluindo qualidade e condições de vida. Em 2002, o programa reuniu todo o acervo de suas publicações e lançou a Revista Radis. Hoje, a publicação é enviada para mais de 70 mil assinantes em todos os municípios do país. Sua assinatura é gratuita, em sintonia com o princípio constitucional de que "saúde é direito de todos e dever do Estado".
Uma colaboração da Universidade Federal do Ceará com o apoio dos Ministérios da Saúde e da Educação, o Instituto Regional FAIMER Brasil (Brasil-FRI), realizado em Fortaleza, Ceará, é um programa de desenvolvimento docente realizado em dois anos. O público-alvo é de docentes de cursos de graduação na área de saúde que tenham o potencial de melhorar a educação em ciências da saúde em suas instituições. São 40 vagas oferecidas anualmente. O programa abrange temas de educação, liderança e scholarship, voltados à realidade brasileira, com ênfase no desenvolvimento de uma rede de educadores em saúde. O Programa FAIMER Brasil é uma especialização reconhecida pela Universidade Federal do Ceará.
O projeto visa a colaborar com o processo de expansão e o entrelaçamento da Rede através do compartilhamento de materiais de leitura, vídeos, divulgação de cursos e eventos e apoio na localização de locais de atenção.
Portal de Educação Continuada em que os módulos são elaborados a partir das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e têm objetivo de qualificar a formação de trabalhadores da saúde. Inclui alguns cursos da UNA-SUS.
A BVS é uma Rede de Redes construída coletivamente e coordenada pela BIREME/OPAS/OMS. É desenvolvida, por princípio, de modo descentralizado, por meio de instâncias nacionais (BVS Argentina, BVS Brasil etc) e redes temáticas de instituições relacionadas à pesquisa, ensino ou serviços (BVS Enfermagem, BVS Atenção Primária à Saúde etc). A coleção de fontes de informação do Portal está composta de bases de dados bibliográficas produzidas pela Rede BVS, como LILACS, além da base de dados Medline e outros tipos de fontes de informação tais como recursos educacionais abertos, sites de internet e eventos científicos. O índice é atualizado semanalmente.
Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa
O documento de 2010 enfatiza a situação da colaboração interprofissional no mundo, identifica os mecanismos que resultam no trabalho em equipe colaborativo bem-sucedido e delineia uma série de itens para a ação que os formuladores de políticas podem aplicar em seu sistema de saúde local. O objetivo é fornecer estratégias e ideias.
Uma plataforma EaD em que as ofertas de cursos sempre acompanham as necessidades da população e trazem as especificidades de cada público, além de buscar soluções para os problemas de saúde pública. A gama de ofertas inclui cursos abertos online, de extensão, aperfeiçoamento, especialização e mestrados profissionais, que abordam os mais diversos temas na área da saúde
Todos os números dos cadernos de Atenção Básica, edições da Revista Brasileira Saúde da Família e outras publicações do Ministério da Saúde relacionadas à APS podem ser encontradas aqui.
O CVSP é um espaço para desenvolver cooperação interdisciplinar no campo de formação em saúde pública. Um espaço comunicacional e de aprendizagem, resultado de uma parceria entre a OPAS e os países da região das Américas. Uma rede descentralizada de indivíduos, instituições e organizações que compartilhem cursos, recursos, serviços e atividades de educação com o objetivo comum de fortalecer as competências da força de trabalho em saúde pública. Faz uso intensivo de novas tecnologias de informação e comunicação, e educação em saúde e espera se tornar um espaço de criatividade e inovação.
O Portal Saúde Baseada em Evidências é uma biblioteca eletrônica com conteúdos específicos para profissionais de saúde. Tem a função de aprimorar o exercício dos trabalhadores da saúde democratizando as condições de acesso, nas suas áreas de atuação, a conteúdos cientificamente fundamentados, na perspectiva de melhor atender à população.
Uma maneira simples e rápida de organizar suas informações e otimizar sua experiência de aprendizagem com o AVASUS, o Portal Saúde Baseada em Evidências (PSBE) e a Comunidade de Práticas (CdP).
Trata-se de um painel independente e voluntário de especialistas estadunidenses em prevenção de doenças e saúde baseada em evidências. Ela faz recomendações baseadas em evidências sobre serviços clínicos de prevenção. Através do aplicativo AHRQ ePSS, disponível para Android e iOS, é possível ter acesso rapidamente às recomendações.
O papel do Agente Comunitário de Saúde na Estratégia Saúde da Família do Brasil está sendo reconhecido como um potencial benefício tanto para os sistemas de saúde em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Pesquisadores londrinos estão colaborando com a secretaria regional de saúde de Betsi Cadwaladr com a finalidade de traduzir o modelo brasileiro dos Agentes Comunitários de Saúde para o Norte do País de Gales.
O Diário de um Posto de Saúde é um canal de conhecimento, discussões, entrevistas e uma pitadinha de comédia ao falar sobre SAÚDE! Sempre lembrando de tratar todos os temas com EMPATIA. Luisa Portugal, especialista em medicina de família e comunidade, compartilha através de historinhas divertidas suas experiências da vida profissional e da vida de amigos e colaboradores do canal, convidando a todos a participarem através de comentários. Vamos compartilhar ideias? Vamos debater! O canal é dedicado a todos que se interessam por saúde, não é direcionado a nenhuma classe especifica.
Série SUS é um projeto criado para conscientizar brasileiros e informar sobre o Sistema Único de Saúde, mais conhecido pela siga SUS.
O TelessaúdeRS-UFRGS é uma estratégia de qualificação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) por meio da oferta de teleconsultorias sobre casos clínicos, processo de trabalho, educação em saúde, planejamento, monitoramento e avaliação de ações em Atenção Primária à Saúde (APS), através da Plataforma de Telessaúde do Ministério da Saúde, dirigido a todos os profissionais que fazem parte das ESFs e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). O TelessaúdeRS é um dos diversos polos do programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde. Vale a pena conferir a produção dos outros polos também!
A Estratégia Saúde da Família é a Estratégia do Governo Brasileiro que tem por objetivo a promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e a manutenção da saúde da comunidade. Esse vídeo foi realizado pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (2009) e contou com depoimentos de diversos profissionais da ESF e de usuários. Confira!
Aplicativo da USPSTF que mostra as indicações de serviços clínicos de prevenção baseado nas características da pessoa atendida. As recomendações são feitas por um painel independente e voluntário de especialistas estadunidenses em prevenção de doenças e medicina baseada em evidências.
Historicamente, os profissionais desenham os genogramas manualmente e os arquivam em prontuário. As figuras desenhadas, porém, nem sempre ficam muito claras, e o uso de papel torna a alteração e compartilhamento do genograma difíceis. Neste contexto, o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG desenvolveu um aplicativo com o intuito de facilitar a criação e manuseio de genogramas em formato eletrônico.
O polo de telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desenvolve uma série de aplicativos com objetivo de auxiliar o cotidiano de profissionais e usuários da APS. Eles trazem informações atualizadas sobre diagnóstico, manejo e orientações de forma pública e gratuita a qualquer momento.
Este cartão contém instrumentos de avaliação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde, incluindo instrumentos de triagem de transtornos do humor, transtornos ansiosos, avaliação do risco de suicídio, demência, álcool e tabaco. Apresenta também roteiros de consulta e levantamento de casos a serem discutidos nos espaços de apoio matricial em saúde mental.
Tratam-se de guias que resumem as recomendações da Superintendência de Atenção Primária (S/SUBPAV/SAP), construído a partir do conteúdo disponibilizado pelo NICE (National Institute for Health and Clinical Excellence, NHS – Reino Unido) e adaptado para a realidade brasileira e carioca por profissionais que trabalham diretamente na Atenção Primária à Saúde (APS). Os documentos representam o posicionamento da S/SUBPAV/SAP e tem a função de orientar a assistência clínica nas unidades de APS na cidade do Rio de Janeiro.