Currículo de Competências da EFC - 2025
- Abefaco Nacional

- 8 de nov. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de nov. de 2025
Participe desse processo democrático e coletivo de construção do Documento orientador para o Currículo Baseado em Competências da Especialidade Enfermagem de Família e Comunidade!
Etapa da Consulta Pública - Colabore de 24 de novembro a 23 de dezembro de 2025!
Abaixo você encontra a versão preliminar do documento.
Após a leitura, utilize as caixas de comentários para submeter suas observações e sugestões.
Lembre-se de mencionar as páginas das quais está indicando as observações e sugestões!
Colabore com a Consulta Pública!
Etapa anterior: Etapa de Validação Delphi com especialistas - ENCERRADA





Excelente iniciativa! Foi uma honra participar dessa construção
Boa iniciativa. A forma como sugerir correção, complementação ou concordância na caixa de comentários que não tá boa. Deveria separar por tópicos até pra conseguir visualizar estatisticamente onde estão concentradas a maior quantidade de sugestões. O COFEN tem uma ferramenta muito boa para esse tipo de consulta pública, talvez valha a pena reproduzir a estratégia deles.
Parabenizo a ABEFACO por esta iniciativa tão importante para os programas de residência em nosso país. Também agradeço a oportunidade de participar desse momento histórico na pós graduação em serviço, que entendo como sendo um dos principais caminhos para melhoria do SUS no Brasil.
Parabenizo muito pelo trabalho para mim que atuo diretamente com processo de formação de residentes e preceptores eu confirmo o quanto este produto pode aprimorar a prática de enfermagem e consolidar ainda mais nosso espaço na APS brasileira. Minha sugestão é no trecho dos territórios fosse acrescentado a avaliação dos espaços deflagrados pela violência armada e sugerir a ferramentas como por exemplo no Rio de Janeiro do acesso mais seguro. Acredito ser relevante par aum enfermeiro de familia e comunidade um olhar mais atento frente a segurança e as consequências para saúde da pessoa da família e comunidade. No trecho da Prática clínica da APS trocar atenção sexual reprodutiva por algo que acrescente a perspectiva de: Promoção de ações educativas, prescrição d…
Sugiro nos objetivos acrescentar - Formar sujeitos críticos e REFLEXIVOS para atuar com autonomia nas diferentes
dimensões do processo de trabalho da EFC, que envolvem o cuidado
por meio da prática clínica, da pesquisa, do ensino, da gestão, das
ações socio-comunitárias e da participação política e social,
considerando os aspectos éticos, culturais, políticos,
socioeconômicos e ambientais.